Pesquisar neste blog

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Torso

É torso porque é "torsido". Não porque é torto.

Um dos cartões postais de Malmo é o Turning Torso. Ele é um arranha-céu.
VOcê consegue ve-lo de vários pontos da cidade.
Moramos relativamente perto dele. Tanto é que o mercado onde fazemos compras, mais regularmente, é bem perto dele.
É tão perto que o ponto de onibus da volta do mercado é praticamento do lado do Torso (como sueco que sou, chamo só de Torso).
Para provar, tirei uma foto do famoso arranha-céu.
A peculiaridade dele como vocês notaram é que ele é torcido. Coisa de arquiteto né. Porque engenheiro não arrisca, faz quadrado e pronto. Simples, prático e eficiente.
Agora arquiteto não, tem que viajar, tem que inventar, quadrado é careta, não tá com nada...vamos fazer torcido que vai ficar legal. Daí o engenheiro que se ferra tendo que fazer os cálculos do prédio torcido. Desenhar é fácil, agora calcular.....Haja HP para ajudar!!!
Agora o fato dele ser torto me arremetem algumas dúvidas: será que os elevadores sobem girando, acompanhando a torção? E as escadas? E os corredores? Duvidam que devem estar povoando a cabeças de muitos aí.
Não sei dizer se é um prédio comercial ou residencial, por isso recorri ao Wikipedia e deixo com vocês mais informações dessa maravilha da engenharia nórdica.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Turning_Torso

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Tigrão.
Na minha época de Suécia tive o privilégio de ser convidada para uma festinha de uma pessoa que morava no Turning Torso. A moça me disse que alguns andares são salas comerciais e outros residenciais. O apto dela tinha um dormitório só mas com sala enorme e uma vista incrível de Öresund.