Pesquisar neste blog

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Gafe no trem

 Primeira Classe, em sueco

Reservado, em sueco

Segundo dia de trabalho e lá vamos nós para a rotina: acorda cedo, anda até a estação de trem, corre para pegar o trem na plataforma, entra no trem e vamos pro trabalho.
Mas nesse dia, uma coisa diferente aconteceu.
Pegamos o trem na corrida como é de praxe e entramos no último vagão, junto com a suecada. Todos indo pra esquerda, quando Tigrao muito malandro e observador viu que tinham assentos livres à direita. Nem tive dúvida, vamos pra direita. Naquele recinto, tinham mais dois suecos.
No meio do percurso, que dura 10min, eu li um 1KLASS do lado da porta da entrada do vagão. Não sou fluente em sueco, mas deduzi que era o vagão de primeira classe.
Como já haviamos sentado, não tinha o que fazer e continuamos lá, torcendo para moça do bilhete não aparecer. 
Antes de descer na estação, ja saimos das poltronas e ficamos no corredor do vagão, esperando o trem parar. Nesse momento vários suecos nos encararam. Eu acho que eles estavam pensando: "Esses estrangeiros devem ter dinheiro, pagaram primeira classe para andar somente uma estação...". Ou pior: "Esses estrangeiros abusados, não respeitam nosso transporte público".
Para piorar, eu olhei para os bancos e na parte de cima estava escrito RESERVERAD. Mais uma vez digo, não sou fluente, mas se fosse chutar eu mandaria um RESERVADO.
O trem parou e descemos. Logo em seguida, a moça do bilhete apareceu. Escapamos ilesos. Tá certo que tomamos um susto, porque andando na plataforma, escutamos um apito, mas como bom malandros não olhamos para trás.
Quem não deve, não teme.


Um comentário:

Unknown disse...

Tigrão, sobre a mensagem reservado, a tradução completa seria algo como "podem ser reservados" (by Google Translate). Nas primeiras semanas achávamos que indicava que os assentos estavam reservados, até notar que todos assentos ficavam com essa mensagem e muitos vazios. Finalmente tomamos vergonha na cara e traduzimos.