Pesquisar neste blog

domingo, 13 de julho de 2008

City Hall Tower

Domingão ensolarado. Resolvi ir conhecer um famoso ponto turístico daqui: a torre da Prefeitura.
Decidi ir hoje, porque ela só fica aberta no verão e se ficar adiando muito, ia ficar sem vê-la.
Peguei o metrozão como sempre, me apaixonei umas 6 vezes no caminho.
Quando cheguei em T-Centralen, tinha que pega a saída para Vasagatan, chegando na rua: "Pra que lado era mesmo?". Logicamente peguei o lado errado, mas rapidamente corrigi a rota e cheguei na Prefeitura.
Fiquei na fila uns 40 min. Só podem subir 30 pessoas de cada vez e podem ficar o tempo que quiserem. Então já viu.....Tinha um grupo de franceses da terceira idade na minha frente. De repente, eles acenam para um velhinho que se dirigia para a fila e pedem para ele se juntar ao grupo.
O velhinho para se juntar à eles tinha que passar na minha frente e ele muito educado, ao invés de dar uma de malandrão e se juntar ao grupo, perguntou: "Você se incomoda de eu passar na sua frente e me juntar ao meu grupo?". Na hora pensei: "me incomodar, eu me incomodo, mas como ele foi educado em pedir meu consentimento e teoricamente tem menos tempo que eu para ver a torre, porque é mais velho". Permiti que ele passasse a minha frente, mesmo sendo francês.
Finalmente chega a minha vez, me dirijo a bilheteria, compro o ticket de 20SEK e começo a subir as escadas.
Dá pra ir de elevador até metade do caminho, mas depois só de escada.
Como sou "atreta" fui de escada.......Depois do quinto lance de escada já comecei a me arrepender dolorosamente. Antes de chegar no topo você para num tipo de sótão, com um monte de estátuas. Não faço a mínima idéia do que se trata porque estava tudo escito em sueco. Tirei umas fotos e continuei subindo. Só que ao invés de escadas, é um corredor estreito circular que você tem que subir. Depois de dar umas 15 voltas cheguei no topo. Bom não era o topo, topo, e sim a cúpula da torre. Na cúpula tem mais uma escadinha, aí você chega na parte de fora da torre. Para a segurança dos visitantes e frustação dos suicidas, existem grades de proteção. Meti o bração para fora e comecei a tirar fotos. Depois de dar 1/4 de volta na torre, vejo outra escada. Olho para cima e tem um balcão no topo, sem grades. O que facilita muito fotografar a paisagem.
Fiquei lá um bom tempo, afinal tinha pago 20SEK. Na descida, encontrei um japonês que estava subindo. Nos encontramos na cúpula da torre. O japonês estava cansado para caramba, e eu não resisti e soltei: "calma você já está na metade do caminho", O japa quase sentou no chão e cometeu o arakiri!!Hahahaha....Soltei logo em seguida: Hááááá Pegadinha!!!!
Na verdade, não gritei Há Pegadinha! Só pensei,mas que deu vontade deu. Falei que era brincadeira que ele já havia chegado no topo e segui meu caminho torre abaixo.

Vídeo do topo da torre da Prefeitura:
http://br.youtube.com/watch?v=hYKmDOjpH_8

Vídeo da descida da torre:
http://br.youtube.com/watch?v=F2-Vo9EHmek

Nenhum comentário: