Pesquisar neste blog

terça-feira, 6 de maio de 2008

Primeiro Aperto na Suécia

Forrest Gump, eu?!?!?


Segunda-feira, pós-feriado, brava (como todo segunda que se preze). Depois da jornada de trabalho, cheguei no hotel e decidi ir procurar uma lavanderia, porque no nosso hotel não tem serviço de lavanderia.Como teria que ir a pé, e sou membro do clube de corredores do Venturus, pensei: "Vou correndo, oras bolas!!".Vesti a regata do clube de corrida, shorts e uma jaqueta. Dei aquela alongada mandrake no quarto do hotel, onde você só alonga as coxas por uns 5 seg e saicorrendo na rua num cilma agradável de aproximadamente 10graus.O pessoal disse que a lavanderia não era muito longe, cheguei rapidinho lá. Depois de procurar na rua toda e não encontrar a lavanderia, resolvi ir num campode futebol que tinha mais pra frente (eu vejo esse campo de futebol quando volto, de metrô, da Ericsson). Corri mais uns 1,5Km até o campo (que ficava perto de uma estação do metrô). Fiquei babando no campo de futebol de grama artificial que os caras tem. Creio, que estava rolando um jogo de algum campeonato amador, porque tinha juiz e bandeirinhas eaté um certo público. Depois de uns 15min resolvi voltar. Cheguei novamente na rua da lavanderia, daí sai perguntando onde ea a tal lavanderia. Depois de perguntar pra duas pessoas achei a tal lavanderia. Ela obviamente estava fechada, pois já eram naquela altura umas 19h45. Tudo ali fecha às 18hrs.Resolvi voltar pro hotel, só que fazendo um caminho diferente, para correr mais um pouco, afinal de contas, sou membro do clube de corrida.Aí a cagada começou.....Tigrao com seu senso de direção, preciso como uma bússola do lado de um ímã, vou correndo pelas bucólicas ruas suecas, despreocupadotendo plena certeza que chegaria no hotel em uns 20min. no máximo.Como vocês já devem estar imaginando, eu me perdi. E bota perdido nisso, viu!! Entrei num bairro cheio de casinhas, com cercas baixas, gramado aparado,cachorros brincando no jardim tudo perfeito, apelidei o esse bairro de HappyVille.Só que HappyVille é um lugar fácil de entrar e complicado, mas muito complicado de sair. Ele é cheio de ruas tortuosas, mais tortuosas que a moral dospolíticos brasileiros, para vocês terem uma idéia.A essa altura já tinha parado de correr, a temperatura começava a cair e Tigrao de shorts e jaqueta com regata por baixo. Contrariando o instinto primitivobásico de todo homem, resolvi perguntar para os raros transeuntes que eu encontrei no caminho, a localização do IBIS Hotel. Encontrei um sueco e ele me disse para seguir uma rua, que depois de uns 3km eu chegaria no IBIS. Daí sai correndo, não pra chegar rápido, e sim para dar uma esquentada nas juntas quejá estavam congelando. Depois de uns 5min. Avistei um lago (ou seria um canal). Daí pensei: PQP!! Um lago!??! Onde que eu fui parar?!?!".Confiante na palavra do sueco, continuei a seguir a tortuosa rua....Depois de mais uns 15min. e nada de IBIS, encontrei uma mãe com sua filha (muito bonitaspor sinal) e resolvi perguntar de novo onde era o IBIS. Para a minha surpresa, ela educadamente me disse que ficava na mesma direção da onde eu estavavindo.......Na hora pensei: "Sueco FDP!!!". Com um sorriso no rosto agradeci as duas e saí andando para o outro lado. Detalhe; Depois de ver o lago, medeu uma puta vontade de mijar. Agora imaginem a minha situação, perdido, temperatura uns 8~9graus, com vontade de mijar, e com dor no joelho esquerdo(quem mandou não alongar direito.....). Mas, como sou brasileiro e não desisto nunca, continuei andando por HappyVille esperando encontrar o IBIS.A essa altura do campeonato já estava pensando em infringir o artigo 71 do código civil sueco (isso mesmo que você está pensando: urinar em via pública).Mas, me contive e depois de uns 5min. eu encontrei um senhor, que andava com seu cachorro, e perguntei onde era o metrô. Já tinha desistido de perguntaronde era o IBIS. Pensei, seu achar o metrô eu vou correndo paralelamente à ele e chego no hotel (o IBIS fica 10min. da estação do metrô).O senhor gentilmente me disse a direção do metrô e continuei. Cheguei no metrô e para minha surpresa a estação não era a que eu esperava, na verdadeeu nunca tinha passado pela aquela estação do metrô. E mais um detalhe, eu só estava com o cartão do hotel no bolso, estava sem dinheiro, celular e ovalioso passe mensal do metrõ, onde você pode usar tantas vezes quanto se possa imaginar no prazo de 1 mês.ENtrei na estação do metrô para dar uma esquentada, afinal aqui tudo é climaizado. Fiquei imaginando o que fazer e arquitetei as seguintes estratégias:a) Espero mais uns minutos para aquecer as juntas e saio correndo seguindo a linha do metrô;b) Pulo a catraca na caruda e pego o metrô para casac) Me finjo de bêbado e os paramédicos do metrô me resgatam, tomo uma glicosa na faixa (não tinha jantado) e se bobear me levam pra casa.
Eu sei desses paramédicos porque nas minhas andanças na madrugada pelo metrô eu vi os paramédicos levando um bêbado para o ambulatório.
Fiquei próximo da catraca ponderando as minhas opções, quando de repente vi que a cancela estava aberta e daí lembrei que aqui na Suécia, tem umas estaçõesque você não paga para entrar no metrô, e por uma coincidência divina, aquela era uma delas. "ESSE É O MEU PAÍS", pensei comigo e entrei todo sorridenteno metrô. Até passou a vontade de mijar na hora. E depois de 8 estações de metrô com direito a uma baldeação cheguei na estação perto do IBIS.Fui correndo até o IBIS, mesmo com o joelho doendo, tamanha era a minha felicidade, cheguei no saguão botando banca ainda, conferindo o tempo no relógiodando aquela alongada vagunda, pós-corrida, cumprimentei o pessoal da recepção e fui para o meu quarto. Que horas que eu chegei em casa? 21h30.Hoje, estou mancando por causa do joelho, mas pelo menos não peguei gripe!!Agora, até para ir no banheiro eu levo 100 coroas, celular e o cartão mensal do metrô.Na foto eu coloquei o ponto de partida (A) o ponto de destino programado (B) e ponto de destino INESPERADO (C).O ponto entre A e B, onde fica a lavanderia e onde a cagada começou eu vou chamar de A+ (qualquer coincidência com nome de DROP de projeto é meracoincidência).
Agora estou pensando em comprar um GPS.

2 comentários:

Unknown disse...

Teve um momento quando o Tigrao tava perdido que ele pensou: vou bater na porta de alguma dessas casinha de HappyVile para perguntar onde fica o IBIS, pois vai que aparece uma sueca solteira, sozinha, e me diz: que IBIS nada, vc vai ficar aqui comigo!!!!

Alguns anos se passam e na mesma casinha de HappyVile, temos Tigrao barrigudo com um bigodinho, palito no canto da boca, chamando seu dois filhos para a janta: Magnus Tigrao I e Stefan Tigrao II.

jvalsesia disse...

Franklin,

Pior se fosse "... Tigrao barrigudo com o bigodinho, ..."
Bigodinho do Attaché