Pesquisar neste blog

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Formatura sueca

Há umas duas semanas atrás começou a festa de graduação do terceiro colegial sueco.
Eu não sei direito como é o calendário desde, mas dentro dessas duas semanas eu vi vários graduandos. Como eu sei identificar os graduandos? Porque eles usam um quepe branco, com seus nomes bordados. Além disso, muitos desfilam em caminhões pela cidade. Isso mesmo, deslifam em caminhões pela cidade. Com som alto e tudo, Uma imitação mais modesta de um trio elétrico.
Vi esses caminhões em dias esporádicos. Acredito que sejam de escolas diferentes.
Na caçamba dos caminhões vão os alunos, pulando, apitando, festando e gritando, tentando interagir com os transeuntes suecos. As vezes conseguem a simpatia de alguns, que acenam de volta e tiram foto. Outras vezes, passam "desapercebidos" pelos cidadãos.
Existem caminhões só com meninas, verdadeiros carros alegóricos; caminhões só com meninos, praticamente caminhão de lixo; e os mistos que deveriam deixar os pais preocupados, mas como são todos suecos não tem perigo. Ahhh se fosse no Brasil.
Percebi também que nem todos podem desfrutar do passeio do caminhão. Acredito que as mães não deixam os "filhotes" irem nesse perigoso caminhão. A solução? Ir de carro!! Vimos vários carros com formandos sozinhos, fazendo "estardalhaço" pelas ruas! Acredito que não seja a mesma diversão do caminhão, mas os formandos se esforçam.
Um exemplo foi um formando que vimos em Lund: ele está numa porsche panamera, com o pai dirigindo, com som alto e uma corneta!! Ele saia pelo teto solar e apitava e tentava conseguir a atençãos dos pedestres, sem muito sucesso. Cena triste de ver. Imaginei a mãe dele falando: "O que? Ir nesse caminhão? É perigoso! Não vai não! Não adianta falar, já disse que não. Seu pai vai te levar de carro. É isso que você vai ter, vai ver que é a mesma coisa".
De fato, não dá pra tirar um pouco de razão da progenitora, porque fiquei sabendo de alguns "pequenos"acidentes nesses caminhões, como por exemplo: um formando bateu a cabeça na ponte, quando o caminhão estava na estrada. Outro caiu e o caminhão passou por cima dele. São coisas leves, mas que asssustam as mães.
No vídeo que registrei vocês verão um carro alegórico (caminhão só de meninas) e um carro com um formando sozinho (chega a dar pena) seguindo o caminhão.
Então já sabe, se vier pra Suécia e ver um jovem com um quepe branco, ele não é um oficial da marinha sueca e sim um formando do colegial. Não bata continência.

Nenhum comentário: